Animação feita em flash

Segunda-feira, 15 de setembro de 2014 :. Intranet     :. Expresso Livre Piauí     :. Fale Conosco  
 
:. Página Inicial
:. Zona do Policial
1551423
Acessos
 

Notícia

Nota oficial da operação Inhaúma: Polícia Civil cumpre mandados de prisão
14/11/2013 08:37

.

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ
SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA
DELEGACIA GERAL DE POLÍCIA CIVIL DO PIAUÍ

A Polícia Civil do Piauí, atuando nas circunscrições de Inhuma e Oeiras, bem como do NÚCLEO DE INTELIGÊNCIA DA SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA DO PIAUÍ, deflagrou, às seis horas desta quinta-feira (14.11.2013), a
OPERAÇÃO INHAÚMA, com o objetivo de desarticular organização criminosa voltada para a prática de tráfico de drogas com atuação nos municípios de Inhuma, Valença e Picos.

“Inhaúma” remete ao nome popular de espécie de pássaro cuja presença abundava nas primeiras décadas do século XX, à margem direita do Brejo do Sossego, quando a cidade de Inhuma/PI foi deslocada para tal posição após o declínio da exportação de maniçoba. 

Trabalho meticuloso, resultado de sete meses de investigação das Delegacias de Polícia Civil de Inhuma e Regional de Oeiras/PI, em parceria a Polícia Militar de Oeiras, a Operação “Inhaúma” tem por objetivo comprovar denúncias, individualizar condutas e autores(as) envolvidos(as) em atividades de tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, associação ao tráfico e demais figuras penais correlatas, além de organização criminosa (na forma da Lei 11.343/2006, tratados internacionais ratificados pela República Federativa do Brasil e artigo 288 do Código Penal).

Como mote inicial, a investigação contou com valorosa contribuição da comunidade através de denúncias anônimas. A partir de pesquisas visando verificar a procedência dos relatos, descortinou-se extensa rede de traficantes atuando nas cidades de Inhuma, Valença/PI e Picos/PI.

Segundos investigações, chamou a atenção ter-se constatado no curso dos trabalhos que a cidade de Inhuma apresenta-se como pólo regional de distribuição da droga, em linhas gerais proveniente de outros estados da federação. Outro ponto de destaque é o protagonismo feminino no comércio ilícito de entorpecentes desenvolvido na cidade de Valença. Por fim, a presença de cidadão italiano em posição proeminente entre os(as) responsáveis pela atividade ilícita configura nota incomum evidenciada ao longo da investigação. Diante das provas coletadas no curso do Inquérito Policial, foram solicitados, pela DELEGACIA DE INHUMA e deferidos pelo JUIZ TITULAR DA COMARCA DE INHUMA-PI, Dr. Kelson Carvalho Lopes da Silva, 15 (quinze) mandados de prisão temporária e 15 (quinze) mandados de busca e apreensão, cumpridos por aproximadamente 60 policiais de diversas unidades da POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PIAUÍ, dentre as quais DEPRE, GRECO, Delegacias de Picos, Valença, Demerval Lobão, Floriano, Água Branca, Guadalupe, com o apoio da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal.

Haverá entrevista coletiva, às 12h, a ser realizada na sede da ACADEPOL, com a presença do Delegado Geral e dos Delegados de Inhuma e Oeiras, responsáveis pelas investigações.



Mais Notícias...
Delegacia Geral - E-mail: delegaciageral@pc.pi.gov.br
Rua Barroso, 241, Centro/Sul, Praça Saraiva, CEP.: 64.001-380, Teresina-PI
Fones: (86) 3216 5212 - Recepção; (86) 3216 5225 - Plantão Geral;
Desenvolvimento: ATI e CMPJ Hospedagem: ATI