Animação feita em flash

Sábado, 19 de agosto de 2017 :. Intranet     :. Expresso Livre Piauí     :. Fale Conosco  
 
:. Página Inicial
:. Zona do Policial
:. Cidadão
3057451
Acessos
 

Instituto de Medicina Legal


O Instituto de Medicina Legal – IML foi criado em 28/03/1974, com o nome de Perícia médica do Piauí, a partir da reforma administrativa do Governador Helvídio Nunes de Barros, aperfeiçoada no Governo de Alberto Tavares Silva, com instalação em sede própria em Dezembro/1985, no Governo de Hugo Napoleão, tendo como Secretário de Segurança Pública o Dep. Juarez Piauhyense de Freitas Tapety.

A primeira sede do IML funcionava no antigo prédio da VASP (atual Farmácia Big Ben), situada na Av. Frei Serafim, onde contava com 06 funcionários nomeados e transferidos, 01 médico e 01 auxiliar de necropsia.

O quadro de funcionários do IML era composto apenas por homens, passando a incluir mulheres a partir de 2000. Inicialmente, o IML não realizava exame de intoxicação por substância de qualquer natureza, de sanidade mental e de constatação de idade. Antes de 2007, os laudos eram manuscritos pelos legistas, com assinatura de 03 peritos, e demorava em média 03 meses para serem liberados.

A Direção do IML foi exercida por vários servidores, destacando-se os seguintes: Cel. PM Walke Rodrigues Alves Prado (irmão do ex-Delegado Geral Mamede Rodrigues), Dr. Joel Pires Franklin que exerceu o cargo no período de fevereiro de 1995 a janeiro de 2002, tendo reassumido em 12/12/2005, por substituição ao Delegado de Polícia Classe Especial (aposentado) Francisco das Chagas Lopes. Em seguida, o Perito Médico Legal Dr. João Lisboa de Flores Filho exerceu a direção do IML.
PRESENTE. A atual instalação do IML surgiu a partir da extinção da antiga Central de Polícia, sediada na Rua 13 de Maio, Centro de Teresina, onde funcionavam precariamente atividades de Polícia Judiciária, similares à da moderna Central de Flagrantes de Teresina.

Atualmente, o IML emite seus laudos por meio de um sistema eletrônico que facilita sobremaneira a liberação dentro do prazo legal, antes geralmente descumprido.
No IML, são realizados dois tipos de exames periciais: o cadavérico e o in vivo (lesões corporais, intoxicação, embriaguez, de sexualidade e lesão de tráfego). O atual Coordenador do IML é o Dr. Raimundo Milton Sousa Martins.

Após a conclusão da sede do Complexo do Departamento de Polícia Científica – DEPOC, que está sendo construída no Bairro Sacy, zona Sul de Teresina, o IML será ali instalado juntamente com o Instituto de Criminalística e o Instituto de Identificação, todos diretamente vinculados ao DEPOC. Com a construção desta nova sede, espera-se uma significativa melhoria na estrutura do IML e na ampliação de seus serviços.

Endereço do IML:
Rua 13 de Maio, s/n, Centro/Sul, Teresina-PI
Fone/Fax: (86) 3216 5208
E-mail: iml@pc.pi.gov.br


Delegacia Geral - E-mail: delegaciageral@pc.pi.gov.br
Rua Barroso, 241, Centro/Sul, Praça Saraiva, CEP.: 64.001-380, Teresina-PI
Fones: (86) 3216 5212 - Recepção; (86) 3216 5225 - Plantão Geral;
Desenvolvimento: ATI e CMPJ Hospedagem: ATI